• O Movimento Paraná Sem Corrupção pretende envolver toda a sociedade no combate à corrupção. Todo cidadão pode participar, incentivando práticas e atitudes positivas, que contribuam para o fortalecimento da honestidade do povo paranaense. No dia a dia, na comunidade, na escola, no trabalho... nos mais diferentes grupos e lugares, é possível dizer não à corrupção, fazendo simplesmente o que é correto e melhor para todos. Nesse movimento, a sua atitude conta muito! Participe.                  Saiba mais...
      
  • Participe
  • Denuncie
  • Parceiro

Movimentos:

  • Rede de Proteção da Gestão Pública
  • Parceiros
  • bate papo interativo

     
    Nos acompanhe pelo:

  • Facebook
  • twitter
  • Youtube
  • Google +

Notícias

24/01/2014

Movimento divulga diretrizes para 2014

logo do Movimento Paraná Sem CorrupçãoAs ações do Movimento Paraná Sem Corrupção, em 2014, serão voltadas, principalmente, a estudantes do ensino médio. A coordenação estadual do projeto divulgou, nesta sexta-feira, 24 de janeiro, as diretrizes para o ano, que pretendem fortalecer a formação dos jovens, estimulando discussões no campo da política, da cidadania, da democracia, do protagonismo e da participação social. Conheça a íntegra do plano de ação.

Uma das iniciativas previstas é a confecção de kit de apoio para que os professores de escolas públicas possam trabalhar a temática “exercício da cidadania”, de forma transversal, durante as aulas. O material incluirá sugestão de roteiro para os docentes e trará, ainda, uma cartilha voltada aos alunos, com conteúdo didático sobre a democracia no Brasil; as diferentes funções dos Poderes do Estado (Legislativo, Executivo e Judiciário); o papel do Ministério Público e de outros órgãos de controle e de fiscalização; a participação da sociedade no acompanhamento e na proposição de políticas públicas; a importância do voto consciente e da reforma política, entre outros tópicos.

O kit será desenvolvido durante o primeiro semestre do ano, pela equipe da Secretaria de Estado da Educação, por integrantes do Ministério Público do Paraná, do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral, do Tribunal Regional Eleitoral e da Universidade Federal do Paraná. O objetivo é disseminar o conteúdo em, pelo menos, uma escola de cada cidade paranaense, logo após a Copa do Mundo e antes das eleições de 2014, a fim de que os jovens eleitores tenham um melhor preparo para a participação no pleito.

“A ideia é aproveitarmos o ano eleitoral para levar a esses estudantes conhecimentos sobre cidadania e as diversas formas de exercê-la, dentre elas, o voto consciente”, afirma o promotor de Justiça Eduardo Cambi, coordenador do Movimento Paraná Sem Corrupção. “Como este ano também haverá eleições para diretores de escolas, pretendemos incentivar, ainda, a participação dos alunos na votação, fortalecendo a gestão democrática das escolas”, explica.

Além do trabalho em sala de aula, o Movimento pretende envolver os integrantes do MP-PR que participam do projeto em atividades presenciais nas escolas, com o propósito de complementar o conteúdo aplicado pelos professores e de aproximar, cada vez mais, os membros da instituição da comunidade escolar.

A SEED estuda ainda a aplicação de questionários a alunos e professores, antes e depois das ações, para identificar os resultados da iniciativa. A intenção é descobrir se o projeto realmente contribui para a formação cidadã dos estudantes.

Campanha – Apesar do foco nos jovens e adolescentes, o Movimento também está programando atividades pontuais, dirigidas à população em geral. A primeira delas já está definida: uma campanha de mídia. Intitulada “Cidadania é para todos”, a iniciativa pretende sensibilizar e estimular os paranaenses a participarem da construção coletiva do(s) conceito(s) de cidadania, por meio das redes sociais. Ao digitar #cidadaniaé, as pessoas poderão escrever o que entendem por cidadania. A campanha será lançada, oficialmente, no início de fevereiro.

Acesse aqui a mensagem da coordenação do Movimento aos membros e servidores do MP-PR.

Histórico - O Movimento Paraná Sem Corrupção é um projeto que visa o fortalecimento da cultura da honestidade no Paraná e a articulação da sociedade contra a corrupção. A iniciativa é coordenada pelo Ministério Público do Paraná, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (SEED) e do Instituto GRPCOM. O Movimento surgiu há dois anos e, desde então, vem conquistando a adesão de diversos parceiros da comunidade escolar, da sociedade organizada, de empresários e de cidadãos paranaenses em geral.

24/01/2014
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.