• O Movimento Paraná Sem Corrupção pretende envolver toda a sociedade no combate à corrupção. Todo cidadão pode participar, incentivando práticas e atitudes positivas, que contribuam para o fortalecimento da honestidade do povo paranaense. No dia a dia, na comunidade, na escola, no trabalho... nos mais diferentes grupos e lugares, é possível dizer não à corrupção, fazendo simplesmente o que é correto e melhor para todos. Nesse movimento, a sua atitude conta muito! Participe.                  Saiba mais...
      
  • Participe
  • Denuncie
  • Parceiro

Movimentos:

  • Rede de Proteção da Gestão Pública
  • Parceiros
  • bate papo interativo

     
    Nos acompanhe pelo:

  • Facebook
  • twitter
  • Youtube
  • Google +

Notícias

08/07/2014

Movimento incentivará cidadania nas escolas

Movimento incentivará cidadania nas escolas
Material de apoio será distribuído a professores e estudantes de ensino médio

O Movimento Paraná Sem Corrupção desenvolverá diversas atividades para promover a cidadania entre os estudantes do ensino médio no segundo semestre de 2014. O projeto “Educação para o exercício da cidadania” será viabilizado pelo Ministério Público do Paraná em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e a Assembleia Legislativa do Paraná, que firmaram convênio na última quarta-feira, 2 de julho.

Entre as atividades previstas estão a edição do “Guia do Cidadão”, uma cartilha elaborada pelo MP em conjunto com a SEED, com a Universidade Federal do Paraná, Observatório social do Brasil, Controladoria-Geral da União e o Tribunal Regional Eleitoral, que tratará de temas como democracia, política, eleições, além de uma abordagem didática sobre o funcionamento dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o trabalho do Ministério Público, o papel dos agentes públicos, entre outras informações. O guia também destacará a importância do voto e da participação dos cidadãos em fóruns, conselhos de Direitos e organizações da sociedade civil.

Projeto – O “Guia do Cidadão” está sendo finalizado pelo Ministério Público e deverá ser entregue a estudantes e professoras de 160 escolas localizadas nos 32 Núcleos Regionais de Educação. O projeto inclui, ainda, roteiros de aulas, desenvolvidos pela SEED com base no guia, para que os professores possam trabalhar os temas com os alunos. Também estão previstas palestras de promotores de Justiça nas escolas, a gravação de programa televisivo sobre cultura e cidadania pela TV Sinal e a implementação do chamado “Parlamento Jovem” no Paraná.

Parlamento Jovem – A iniciativa, semelhante à que ocorre no âmbito federal, buscará incentivar a discussão de políticas públicas por estudantes de escolas públicas do Estado. A intenção é que os jovens aprendam a transformar suas ideias em projetos de lei, decretos legislativos, leis complementares e projetos de emenda à Constituição. Os alunos autores das melhores propostas, juntamente com um professor orientador, receberão como prêmio uma viagem para Curitiba. Na capital, eles participarão da Caravana da Cidadania, que inclui visitas guiadas às sedes do Ministério Público, do Executivo, do Legislativo e do Judiciário estaduais, onde assistirão a palestras e farão reuniões com os respectivos chefes desses órgãos.

“No seu terceiro ano de existência, o Movimento Paraná Sem Corrupção avança na sua proposta. Além da sensibilização para o combate à corrupção, o Movimento está investindo no apoio à formação dos estudantes, disseminando informações fundamentais para o exercício da cidadania, como é o caso deste guia e das atividades que serão desenvolvidas nas escolas”, afirma Eduardo Cambi, promotor de Justiça e coordenador do Movimento.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.