• O Movimento Paraná Sem Corrupção pretende envolver toda a sociedade no combate à corrupção. Todo cidadão pode participar, incentivando práticas e atitudes positivas, que contribuam para o fortalecimento da honestidade do povo paranaense. No dia a dia, na comunidade, na escola, no trabalho... nos mais diferentes grupos e lugares, é possível dizer não à corrupção, fazendo simplesmente o que é correto e melhor para todos. Nesse movimento, a sua atitude conta muito! Participe.                  Saiba mais...
      
  • Participe
  • Denuncie
  • Parceiro

Movimentos:

  • Rede de Proteção da Gestão Pública
  • Parceiros
  • bate papo interativo

     
    Nos acompanhe pelo:

  • Facebook
  • twitter
  • Youtube
  • Google +

Notícias

09/09/2014

Lançamento da Campanha 2014 do Movimentos Paraná Sem Corrupção - "Geração Atitude"

Lançamento da Campanha 2014 do Movimentos Paraná Sem Corrupção - "Geração Atitude"

Nesta terça-feira, 9 de setembro, o Ministério Público do Paraná, por meio do Movimento Paraná Sem Corrupção, dará início ao "Geração Atitude", projeto que pretende levar atividades de formação para a cidadania a jovens de mais de 160 escolas paranaenses. A iniciativa será desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, a Assembleia Legislativa do Paraná e o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM). Representantes destas instituições participarão, a partir das 10h30m, na sede do MP-PR, em Curitiba, do evento que marcará o início das ações. O encontro será transmitido ao vivo, via webcast.

Clique e acompanhe, ao vivo, a transmissão (a partir das 10h30).

O projeto - O "Geração Atitude" tem por objetivo incentivar a cidadania, a participação social e o voto consciente, por meio de informação e de atividades de formação. Inicialmente, o projeto será desenvolvido em escolas públicas de ensino médio, localizadas nas áreas de atuação dos 32 Núcleos Regionais de Educação.

A exemplo dos dois últimos anos, em que promotores de Justiça foram às escolas, interagiram com professores, estudantes e com a comunidade, em atividades como palestras, concursos culturais, passeatas, entre outras ações; em 2014, o Movimento Paraná Sem Corrupção pretende desenvolver ações semelhantes, mas que contribuam concretamente com a Educação para a cidadania.

Geração na Escola - As atividades nas escolas são a base do "Geração Atitude", podendo as Promotorias de Justiça e instituições de ensino, desde logo, estabelecer as parcerias e realizar as articulações para o desenvolvimento do trabalho com os estudantes. A expectativa é que, entre setembro e outubro, os professores apliquem o conteúdo do "Guia do Cidadão", publicação que aborda temas como Democracia, Política, Voto, Eleições, o papel dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e do Ministério Público, dentre outras informações, e que foi elaborado, em conjunto, pelos parceiros do projeto, além da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ,Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Observatório Nacional do Brasil (OBS) e Controladoria-Geral da União (CGU). A versão digital do material, bem como a metodologia do trabalho nas escolas, que inclui sugestões de plano de aula para os professores, será disponibilizada na internet para consulta pública, reprodução e/ou utilização por promotores de Justiça, educadores e demais interessados da comunidade. Em complemento às aulas temáticas, os promotores de Justiça participantes no projeto atuarão em conjunto com as equipes pedagógicas, em atividades presenciais, contribuindo para a formação cidadã dos jovens.

"Nos anos anteriores, trabalhamos com a sensibilização dos estudantes para o voto consciente e para a participação social. No entanto, percebemos que poderíamos contribuir com a Educação, levando informações diretamente aos alunos, que reforcem o processo de formação para a cidadania. Formulamos, juntamente com vários parceiros do Movimento, o Guia do Cidadão e, agora, poderemos realizar esta nova etapa do projeto", explica Eduardo Cambi, coordenador do Movimento.

Participação do MP - Todos os promotores de Justiça do MP-PR poderão desenvolver e apoiar as atividades do projeto nas comarcas em que atuam. Basta preencher o formulário de inscrição, disponibilizado pela coordenação do Movimento Paraná Sem Corrupção (acesse aqui o formulário) e anexá-lo em procedimento administrativo a ser registrado no PROMP. O passo seguinte é iniciar as articulações com as escolas e os respectivos Núcleos Regionais de Educação para estabelecer o cronograma e as atividades que serão desenvolvidas. Lembrando que os promotores substitutos em estágio probatório devem obter informações junto ao Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) para que as atividades desenvolvidas no projeto possam ser contabilizadas no Curso de Preparação e Aperfeiçoamento destinado ao ingresso e vitaliciamento na carreira do MP-PR. Já os educadores devem procurar orientações diretamente nos Núcleos Regionais de Educação.

"O Ministério Público do Paraná tem trilhado um caminho importante de aproximação com a sociedade, e o Movimento Paraná Sem Corrupção, por meio das ações que vem desenvolvendo nas escolas, tem contribuído muito para nossa interação com a comunidade. Por isso é importante que todos se envolvam em atividades como esta, de promoção da cidadania, nos mais diferentes pontos do Estado", ressalta o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia.

Outras iniciativas - Além das ações de formação, o "Geração Atitude" será composto de outras duas etapas: a Caravana da Cidadania, que será coordenada pela Secretaria de Educação, e a Gincana da Cidadania, que será desenvolvida pela Assembleia Legislativa do Paraná, por meio da TV Sinal.

A Caravana da Cidadania será composta por um concurso que pretende destacar as 32 melhores ideias para mudar o Paraná, uma em cada Núcleo Regional de Educação, apresentadas em forma de Projeto de Lei, por alunos e professores do ensino médio da Rede Estadual de Ensino. A SEED selecionará as propostas vencedoras em cada região e seus autores receberão como prêmio uma viagem a Curitiba, no mês de novembro, onde visitarão as sedes do Legislativo, do Judiciário, do Executivo e do MP-PR.

Gincana da Cidadania - Programada para ser lançada após as eleições, a Gincana da Cidadania será desenvolvida pela equipe de jornalismo da TV Sinal, canal de televisão da ALEP. Trata-se de um programa de tevê que será gravado em cidades do interior e da capital paranaense, em formato de gincana entre escolas e/ou turmas do ensino médio. As perguntas e respostas do programa terão como base as informações contidas no Guia do Cidadão, com o intuito de despertar o interesse e incentivar a consulta ao conteúdo do material.


Geração Atitude

Arquivo anexado:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.